Sobre

Dr. Antônio Aurélio

O Dr. Antônio Aurélio nasceu no dia 28 de abril de 1976, na cidade de Belo Horizonte. Estudou o primeiro grau na escola Santo Tomaz de Aquino e o segundo grau no colégio Santo Inácio de Loyola, em Belo Horizonte. Com 18 anos de idade, ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (https://ufmg.br/) onde se formou no ano 2000. Realizou sua primeira Residência Médica em Clínica Médica, por 2 anos, no Hospital das Clínicas da UFMG, tendo concluído em 2003.

Em 2003, mudou-se para São Paulo, onde realizou Residência Médica em Cardiologia, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, reconhecido como uma das mais prestigiadas instituições especializadas na área cardiovascular, tanto no país como exterior. (http://www.idpc.org.br/)

Em 2005, iniciou sua especialização em Medicina Intensiva, no Instituto do Coração (InCor) (https://www.incor.usp.br/) da Faculdade de Medicina da USP (https://www.fm.usp.br/fmusp/portal/) (https://www.incor.usp.br/). Nesta mesma instituição, iniciou os estudos para o seu doutoramento, sob a orientação da professora Silvia Helena Gelás Lage. Defendeu sua tese de doutorado pela USP, em 2013 (https://repositorio.usp.br/item/002435351) 

Em 2007, ao término da sua especialização em Medicina Intensiva, recebeu o convite para se mudar para Brasília, para a estruturar, inaugurar e chefiar as Unidades de Terapia Intensiva do Hospital do Coração do Brasil. (https://www.rededorsaoluiz.com.br/hospital/coracaodobrasil). 

Coordenou as UTIs do Hospital do Coração do Brasil até 2011, quando foi convidado para chefiar as UTIs do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (https://ictdf.org.br/), onde permaneceu até 2014. Neste período contribuiu com a formação de inúmeros alunos e médicos residentes, tendo sido também professor da Universidade Católica de Brasília.

Em 2014, assumiu a coordenação das UTIs do Hospital HOME (https://www.homehospital.com.br/) onde estruturou e criou a residência médica em Medicina Intensiva do hospital. Contribuiu neste período com a formação de inúmeros alunos da Universidade de Brasília e médicos residentes da secretaria de saúde do Distrito Federal.  Atuou também como médico pesquisador do instituto de ensino e pesquisa HOME (https://www.ipehomebrasil.com/) 

Apaixonado por pesquisa, em 2018, concorreu a uma bolsa de pós-doutorado na Harvard Medical School através da Fundação Lemann. Foi aprovado e mudou-se para Boston em outubro de 2019, tendo permanecido por dois anos, até novembro de 2021. 

Em Boston, atuou ativamente no Hospital Brigham and Women´s Hospital, da Harvard Medical School (https://www.brighamandwomens.org/) trabalhando juntamente ao TIMI Study Group (https://timi.org/alumni/) uma das mais importantes organizações acadêmicas de pesquisa em cardiologia do mundo, liderada pelo professor Eugene Braunwald. 

Ainda em Boston, publicou diversos artigos científicos em revistas de alto impacto na cardiologia, além de ter ingressado na escola de saúde publica de Harvard, através da realização do Summer Program in Clinical Effectiveness 2023 na Harvard T.H. Chan School of Public Health (https://www.hsph.harvard.edu/) 

De volta ao Brasil, em 2021, foi convidado pela Rede D’Or para assumir a coordenação da Unidade de Terapia Intensiva Geral do Hospital DFStar (https://www.rededorsaoluiz.com.br/star/dfstar), assim como para integrar o time de pesquisadores do Instituto D’Or e Pesquisa e Ensino (IDOR) (https://www.rededorsaoluiz.com.br/instituto/idor/post_scientists/antonio-aurelio-de-paiva-fagundes-junior/) 

Em 2022, foi eleito membro da Academia de Medicina de Brasília, recebendo a cadeira número 10. 

Atualmente, coordena a UTI Geral do Hospital DFStar, o Programa de Especialização em Medicina Intensiva e o estágio acadêmico em Medicina Intensiva da RedeD’Or, em Brasília. 

È pesquisador atuante do Instituto D’Or e Pesquisa e Ensino (IDOR), pesquisador do Critical Care Cardiology Trials Network (CCCTN), da Harvard Medical School (https://timi.org/critical-care-cardiology-trials-network-ccctn/) e membro do Estatística Cardiovascular Brasil 9 https://www.estatisticabrasil.cardiol.br/our-team?lang=pt) 

Para o Dr. Antônio Aurélio, a base de sustentação da sua vida profissional encontra-se na família, na paixão pelo conhecimento e no aprendizado contínuo. É casado e tem 2 filhos.

Experiência, sabedoria e dedicação é o diferencial.

N

Cardiologia

N

Clínica Médica

N

Medicina Intensiva

Deixe Aqui sua Mensagem

13 + 11 =

Copyright © 2025 Divi. All Rights Reserved.
× Como posso te ajudar?